terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Leve a arte do Monstra para casa

EXPOSIÇÃO QUESTIONA OS PADRÕES DA ARTE E INCENTIVA AQUISIÇÃO GRATUITA DE OBRAS

O Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza - CE, abre nesta quinta (16/02), às 18 horas, a exposição “13 obras que você não colocaria na sala da sua casa”. A mostra, em cartaz até 18 de março, é uma ação conceitual desenvolvida pelo coletivo MONSTRA, onde imagens atípicas e polêmicas são expostas, com o objetivo de discutir o que é belo ou não, na arte. O inusitado da proposta se dá no caráter transitório dos trabalhos expostos: novas imagens serão colocadas na exposição, à medida que os visitantes forem levando gratuitamente as obras, caso se interessem por elas. 

Esta é a segunda fase da proposta, que contou com a exposição dos trabalhos em vias públicas, onde a reação das pessoas frente às obras eram registrados em vídeo. O Coletivo Monstra é formado pelos artistas Weaver Lima, Franklin Stein, Ise Araújo, Jabson Rodrigues, Everton Silva, Mychel TC, Lui duarte e Saulo Tiago. 

Ao longo de sua criação, o grupo vem desenvolvendo trabalhos que vêm chamando a atenção no Ceará, pela interação com outras plataformas artísticas, além das artes visuais. Ano passado, lançaram o manifesto "expressiocinismo", que introduz a música e o vídeo ao hall das intervenções artísticas do coletivo. Se você ficou curioso pra conferir, acesse o trabalho por este link. 

Para “13 obras que você não colocaria na sala da sua casa”, o grupo resolveu provocar os visitantes, com imagens que podem gerar opiniões negativas ou positivas, dependendo de quem as vê. A iniciativa questiona os parâmetros do que é selecionado e deixado de fora das grandes mostras, e do que impera no senso comum a respeito dos padrões estéticos. Segundo o Monstra, esta é uma forma de analisar o contexto atual de hábitos e costumes. 

O Mychel TC, integrante do coletivo, possui um blog bastante movimentado, com atualizações frequentes sobre seus trabalhos e as novidades do Monstra. Visite: http://mychelportfolio.blogspot.com/

"Negativismo", de Franklin Stein


"Tudo morre", de Weaver Lima

"Mulher Urinando - ou Não Argumente com a Necessidade", de Mychel TC

3 comentários:

  1. MUito bacana a proposta, acho digno a arte sair dos padrões burgueses das galerias dos colecionadores, curadores e "entendidos no assunto" que ditam o que deve e o que não deve ser arte. Parabéns ao coletivo MOstra pela iniciative e esperamos sim que outras capitais inclusive SP façam o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço em nome de todos os artistas do monstraColetivo.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mychel!! Acho muito massa a proposta de vocês, vamos manter contato! Espero que venham a Recife em breve!! Acho perfeito quando tomamos as rédeas de nossas expressões a este ponto. Meus parabéns!

      Excluir