sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Laura Pausini busca o inédito nos sentimentos

Laura Pausini é grande. Este é o adjetivo que poderia definir não apenas ela, mas a cultura e os costumes de sua gente. Italianos são superlativos nos gestos, na emoção, nos sabores e nas expressões artísticas. Não à toa, as poesias e canções de amor deste povo têm o peso de uma onda gigante que vem descarrilhando tudo que vê pela frente. É amor desmedido, passional, profundo, intenso. Tudo aquilo que com o tempo, fomos recomendados a domar, mas não conseguimos.

"Inédito" é o 11º disco da carreira desta italiana, uma das poucas a se garantir no mercado fonográfico em tempos de crise do setor e pirataria difundida aos quatro cantos com a internet. Para este lançamento, Pausini se permitiu passar dois anos longe da rotina de viagens, gravações e ensaios para poder se dedicar mais à sua vida íntima. O resultado é um álbum maduro. Maturidade no meio musical é algo difícil de alcançar, principalmente estando sob o guarda-chuva de uma grande gravadora, cuja única função é fazer dinheiro.

Maturidade é poder evoluir, sem deixar de aproveitar o que você já tinha de bom, aliado à humildade do aprendizado e da troca com outros. Tudo isso adiciona consistência ao seu trabalho, e "Inedito" pode ser considerado como o melhor disco de Laura Pausini até hoje. Escute o disco faixa a faixa logo abaixo, e veja as razões.



1. Não é um disco de baladas clichês, mas ainda assim, é possível encontrar sentimento nos momentos mais intensos.

2. O amor expresso com tintas tão familiares e características a quem conhece a música italiana continua presente, sendo que com letras mais inteligentes e seguras. Em "Inedito", as canções foram preparadas com delicadeza e atenção para com os fãs, que podem até gostar de inovações na carreira, mas não admitem uma descaracterização de seus artistas preferidos.

3. Os arranjos são grandiosos e arrebatadores, casando exatamente com o que é passado nas letras, sem cair no exagero. O medo de se utlizar arranjos de cordas e metais nas canções é que elas caiam num abismo parecido como o de "The Final Countdown", ícone kitsch musical dos anos oitenta. Felizmente, Laura está em uma fase da carreira onde adquiriu experiência suficiente para compor canções que não resvalem no óbvio nem no excesso. A prova disso é "Benvenuto", canção recheada de mensagens positivas sobre conhecer a si mesmo e recomeçar a vida sempre que possível. Assista o clipe abaixo:


4. As parcerias com grandes nomes da música italiana é sempre bem-vinda em duetos como "Troppo Tempo", em companhia do compositor, pianista, guitarrista e percussionista Ivano Fossati, e a faixa que dá título ao disco, "Inedito", uma canção sobre a possibilidade de sermos surpreendidos com tudo o que já conhecemos, a partir de um novo olhar sobre as diferenças individuais de cada um. Aqui, as guitarras e uma pesada bateria se impõem aos ouvidos, com a companhia da roqueira Gianna Nanninni.

5. O momento balada tipicamente pausiniano é reservado ao encontro da cantora com sua irmã, Silvia Pausini, na canção "Nel Primo Sguardo", que também vem em português como faixa bônus da versão brasileira, traduzida para "No Primeiro Olhar".

Como nos vinhos, o tempo só fez bem à Laura. "Inedito" mostra uma cantora mais plena e respeitada pelo público e crítica, ao reunir a leveza de seus primeiros trabalhos combinada com uma pegada mais intensa de "Resta in Ascolto", de 2004.


SORTEIO - LAURA PAUSINI: INÉDITO

Gostou?? Que tal ganhar um exemplar de "Inedito"??






COMO PARTICIPAR DO SORTEIO:

1. Se você mora em Recife e região metropolitana, siga a Cajumanga no Twitter, dê RT na nossa mensagem "#PROMO DE #MUSICA NO BLOG: CONCORRA AO NOVO CD DE #LauraPausini, INSTRUÇÕES AQUI http://bit.ly/svwfny "

2. Só concorrerá ao disco quem, além de seguir o blog no Twitter e der RT, responder à pergunta:

Quem é o autor(a) brasileiro (a) da letra na versão em português da música "Nel Primo Sguardo", traduzida para "No Primeiro Olhar"?? Tá fácil, hein? Qualquer um munido de um mouse, teclado e o São Google (Clique Aqui) consegue desenrolar essa!

O resultado sai no dia 30 de Novembro! Enquanto isso, assista ao colorido clipe de "Benvenuto", primeira música de trabalho de "Inedito":



Nenhum comentário:

Postar um comentário