domingo, 28 de agosto de 2011

Crônicas solares de Colbie Caillat

Se você sintonizou as FMs da vida nos últimos quatro anos, com certeza já escutou a música de Colbie Caillat. Leve, espontânea e pegajosa. Exatamente o objeto de desejo de 10 entre 10 aspirantes a estrelas das paradas de sucesso. A diferença entre Caillat e suas colegas está no clima litorâneo-surf-romântico de suas canções. Sem maiores firulas na produção. Somente sua voz, acompanhada de instrumentos como piano, banjo, baixo, bateria e letras sobre relacionamentos, superações e o cotidiano que casam com melodias delicadas. Ao ouvir Colbie Caillat temos a impressão de estarmos num luau que começa ao entardecer e invade noite adentro com suas velas, flores e garrafas para encharcar as lembranças dos amores passados ou celebrar os presentes.

Tudo isto está presente em seu terceiro disco, 'All of You", lançado este mês no Brasil, coincidindo com o finalzinho do inverno, onde a primavera dá seus primeiros acenos, preparando a entrada do verão mais adiante. Para muitos, a presença de elementos que constam desde o primeiro trabalho poderia soar repetitivo. A repetição só é vista como tal se um artista necessita de mais do que a sua música para continuar sendo veiculado. 


No caso de Colbie Caillat, a música fala por si só, e é somente ela quem tem guiado a carreira da cantora norte-americana de  26 anos, filha de Ken Caillat, lendário produtor do Fleetwood Mac. Nascida na ensolarada e musical Califórnia, ela carrega em sua bagagem influências diversas como os Beach Boys, Al Green, e Lauryn Hill. Esta última foi quem deu o empurrão que faltava para que ela se decidisse por uma carreira, quando Caillat a viu cantar no filme "Mudança de Hábito 2".

"All of You" marca uma fase de equilíbrio da cantora, refletindo a felicidade nas letras, cortesia do romance com o cantor e compositor havianno Justin Young. "Britghter than the Sun", "I do", "What if", e a música que dá título ao disco são ótimos exemplos que músicas românticas também podem ter balanço. Aliás, este novo trabalho deixa Colbie ainda mais próxima de emplacar hits nas rádios por mover um passo adiante dos seus útlimos trabalhos, onde as baladas prevaleciam.


Colbie e Justin em férias no Havaí

Entre os destaques, está "Favorite Song", canção com um toque de reggae em parceria com o rapper Common, e "Before I Let You Go", uma letra sobre perdão que pontua o ritmo por uma percussão forte, seguida de palmas e violão e piano. Nem parece triste. "Think Good Thoughts" é um reggae daqueles que nos convidam a deitar na rede, tomar uma água de coco, e olhar pro mar pra esquecer dos problemas. É exatamente disso que a letra fala."

Colbie Caillat faz um som que poderia ser chamado de pop adulto. Sua música não tem a urgência do merchandising e da indústria midiática que cerca outras cantoras, mas também não deseja mudar o mundo. É música leve, honesta, simples e autêntica, perfeita para casais apaixonados, para quem está na fossa, mas também vê o sol nascendo no fim do caminho. 




GANHE ESTE DISCO!

Concorra ao novo CD da Colbie Caillat seguindo a Cajumanga no Twitter, e dando RT na seguinte mensagem: "#SORTEIO - Siga @cajumanga e RT pra ganhar All of You, novo CD da #ColbieCaillat: http://kingo.to/Nio"

O resultado sai no dia  05 de Setembro!

Boa sorte!

Um comentário: