terça-feira, 26 de abril de 2011

Sobre a beleza

Outro dia eu estava conversando com um amigo e ele estava criticando a forma como as pessoas valorizam o visual. Eu o perguntei: "-Você quer dizer as pessoas que só se preocupam com o visual, deixando o resto de lado, né?"

Pois bem. Este é um assunto que pode gerar altas horas de argumentações, mas que pode ser simplificado se você não perder o foco. Senão, vejamos: Se uma pessoa que você nunca viu antes, nunca estabeleceu contato de forma alguma, aparece na tua frente, ela te chama a atenção por qual fator, em primeiro lugar? O visual, é lógico.

Não é desse fator que vem a tão batida sentença "A primeira impressão é a que fica"? Lógico que a primeira impressão é um conjunto de itens vivenciados num primeiro contato, mas a primeiríssima impressão é registrada pelos nossos olhos, não tem pra onde correr.



Muita gente Tem no visual uma espécie de pedra no sapato... Alguns não estão satisfeitos, outros estão satisfeitos demais e se tornam uns chatos de galocha, e há aqueles que não estão satisfeitos, não fazem nada para mudar e ainda criticam quem dedica um bom tempo se cuidando, como se fosse o pior pecado capital.

Tudo bem, vaidade é um troço esquisito, mas se Deus existe, ele nos deu este corpo para que cuidemos bem dele, a fim de estarmos aptos a colocar em prática tudo o que a nossa alma quiser! Sim, isso aqui fora é um corpo, e nós moramos nele enquanto vivermos. É a sua função. É a nossa casa.

Se não fosse necessário um corpo, faríamos tudo pelo pensamento. Aliás, nem corpos teríamos. seríamos o quê, então??? Ectoplasma?

Enfim, eu cuido do meu corpo sim... Quero estar apto a subir escadas ou a caminhar sem me sentir entrevado, quero manter meu hábito de dançar as minhas músicas preferidas, quero poder respirar bem, Enfim, quero poder viver, simplesmente. Isso é um pecado? Eu deveria ser alvo dos dedos daqueles que se põem contra o "culto ao corpo"?

Gente, "mens sana in corpore sano"! Um corpo que agrade aos olhos é fruto de uma atividade que promove o bem de nossa saúde. é consequência, ué! Se eu gosto de correr, é lógico que serei mais magro e terei os músculos mais firmes do quem quem é sedentário, oras! Se eu gosto de levantar pesos, terei os músculos mais salientes do que quem apenas levanta copos... Se eu gosto de nadar, terei ombros mais largos e fôlego mais resistente... Isso é tudo consequência natural do que fazemos, ué...

Mas confesso também que beleza não põe mesa, realmente... Vá conversar com a pessoa mais linda do mundo e veja se você aguenta mais de dez minutos ao perceber que ela não tem nada de interessante a mostrar... Que não partilhe de valores parecidos com os seus... que seja estagnada e não queira crescer... É bem difícil, mesmo.

"Beleza não põe mesa". Taí uma frase verdadeira. Mas ela é tão vital quanto a inteligência, a simpatia, o carinho, o respeito e a delicadeza. Para o conjunto da obra nos conquistar, tem de ter tudo isto. Se não puder ter nas mesmas proporções, o que é impossível, mas que tenha em porcentagens diferentes. Não pode faltar nada.

Da mesma forma que sentiríamos falta de um olho, um ouvido, uma mão, um rim, um pulmão. Cada um é importante para o funcionamento do todo.

Por isso, às vezes as pessoas generalizam quem se preocupa com a aparência como se fossem pessoas fúteis e que cultuam o apenas o externo. Não é bem assim. As pessoas que só se preocupam com isso, aí sim, estão perdidinhas.

Não há nada demais em cuidar da beleza, desde que não esqueçamos os outros fatores que são tão importantes quanto. De resto, qualquer crítica equivocada pode ser resultado de uma falta de um empurrãozinho para cuidar do visual e se sentir bem consigo mesmo.


E se você gosta de ler sobre a parceria beleza + saúde, pode concorrer ao livro "Doce Vôo da Juventude", de Alex Botsaris e Flávia Addor, uma bem~vinda coletânea de textos que envolvem avanços profissionais e reflexões pessoais dos autores, que discorrem sobre os aspectos técnicos e humanos da conquista de uma vida melhor, com mentes e corpos mais saudáveis.

Um livro corajoso, que expões de forma divertida e didática, assuntos espinhosos dos quais corremos como o diabo foge da cruz: envelhecimento, vitalidade e o tempo, fumo, álcool, dieta... mas também traz ótimas idéias acerca de aproveitar melhor o tempo, alimentação saudável, cuidar dos sentimentos para que eles contribuam à saúde...




COMO FAÇO PARA CONCORRER?

1. Quem estiver a fim de ganhar o livro, segue a cajumanga no Twitter (É só clicar ali no passarinho azul para me acessar por lá)

2. Dá o RT na seguinte mensagem:
"#SORTEIO: siga e dê RT pra concorrer ao #livro "Doce Vôo da Juventude", livro q @cajumanga tá sorteando, siga instruções: http://bit.ly/eO2Bhe"

3. Deixe aqui nos comentários a sua dica de como cuidar da beleza e da saúde de dentro pra fora!

O resultado sai no dia 05 de Maio!

Um comentário: