terça-feira, 22 de março de 2011

POR UMA BELEZA MAIS REAL

Uma marca de cosméticos resolveu dar o grito de liberdade frente à ditadura do Photoshop: Para mostrar sua nova linha de maquiagem, a Make Up For Ever acaba de lançar uma ousada campanha entitulada "Not Retouched", ou "Sem retoque", em português. Ao decidir não utilizar o Photoshop para divulgar o seu novo produto, a marca segue contra a maré da maioria esmagadora de fotógrafos e artistas gráficos que se utilizam deste recurso para valorizar e potencializar a venda de cosméticos.


Clique na foto e veja o anúncio em HD.


O uso do Photoshop no mercado publicitário - e atualmente em praticamente todos os tipos de fotos, especialmente as caseiras - despertou o debate acerca da busca pela perfeição estética no mundo real, tendo como referência padrões fabricados por softwares de edição de imagens. Distorção de valores na sociedade contemporânea, assim como problemas de ordem psicológica que afetam a saúde de milhares de pessoas, são os sintomas do que poderia se chamar de "A era da imagem". O homem nunca quis ser tão adequado e homogêneo como nas últimas décadas do século vinte, adentrando o novo milênio com a auto-estima bombardeada por metas e padrões impostos e inatingíveis.


Pensando nisso, a Make Up For Ever tomou a iniciativa inédita de mostrar ao consumidor a eficiência de sua nova série de produtos, batizada de HD Invisible Cover Foundation, por meio de fotos em HD, justamente aquelas imagens capturadas com câmeras de lentes poderosas, capazes de deixar à mostra qualquer imperfeição. A campanha mostra modelos em imagens onde aparecem se fotografando, hábito mais do que comum nos dias de hoje, gerando uma identificação com os consumidores.





A estudante Cássia Silva, 24 anos, aprovou a estratégia e diz que se mostrou curiosa para experimentar esta nova linha de cosméticos. "O que eu mais gostei foi de que as modelos se parecem conosco, mulheres comuns, que não temos um maquiador profissional à nossa disposição, nem mesmo um fotógrafo profissional pra nos deixar lindas e maravilhosas 24 horas por dia. Todo mundo hoje tira foto de si mesmo, seja usando um celular, ou uma digital pequenininha."

Cássia Silva: identificação com a campanha

De fato, as fotografias não apresentam aquele glamour típico dos anúncios de cosméticos, mas sim um glamour "real": São mulheres que se auto maqueiam e deixam que a sua vaidade componha o clima das imagens. A maquiagem aqui não parece ter sido feita por maquiadores profissionais. Além desta sintonia com a tendência ego-fotográfica do século 21, as fotos em HD disponíveis na campanha se encontram no site oficial, podendo ser aumentadas até a sua resolução original, para mostrar que elas não passaram por nenhum retoque digital, a fim de que os consumidores possam comprovar a eficiência destes novos produtos.


A Make Up for Ever também reúne no seu site oficial, vídeos, making of e as fotos com o passo-a-passo da maquiagem das modelos, além de um jogo, onde o visitante pode assistir ao vídeo da campanha em full HD, para descobrir quais modelos sofreram retoques digitais e quais estão maquiadas de verdade.



E você, o que achou desta iniciativa? As imagens e recursos visuais das campanhas publicitárias de cosméticos influenciam a sua compra? Participe da nossa enquete e visite o site da Make Up for Ever:
http://hd-not-retouched.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário