terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O VERÃO PORTÁTIL DE COLBIE CAILLAT

Fevereiro vai avançando, e o Brasil caminha rumo às águas de Março... O fim do verão se aproxima, de acordo com o calendário das estações do ano. Por mais que o país não apresente as estações bem definidas - aqui tudo se resume a dias chuvosos e dias com sol - São Pedro se manifesta com mais frequência logo após a folia de momo, que este ano encerra o verão com chave de ouro, no dia 9 de Março, Quarta Feira de cinzas.

Enquanto isso, o verão vai sendo registrado em fotos, cartas, diários e canções. Esta estação inspira um estado de espírito que funciona como uma catarse para a pressão do dia-a-dia. Há quem prefira o inverno e justifique sua escolha alegando que o frio aproxima ainda mais as pessoas. Mas o fato é que o verão é a estação que mais inspira os poetas e a que causa mais saudades em quem o vive.

É o caso de Colbie Marie Caillat, ou simplesmente Colbie Caillat, (pronuncia-se ' Cailê ' ) nasceu em Malibu, uma das praias ícones da geração surfista norte-americana, que fica na ensolarada Califórnia. Filha do produtor Ken Caillat, que produziu bandas do quilate de Fleetwood Mac, ela convive com música desde pequena, mas só despontou para o sucesso em 2006, quando começou a postar suas composições em sua conta do MySpace, o que lhe proporcionou seu primeiro contrato com uma grande gravadora, a Universal Music.


O som de Colbie remete à calor, pranchas de surf e violões à beira-mar, acompanhados de fogueira sob a lua cheia. Mas tudo isso serve de cenário para o foco de suas letras, que contam histórias ora agridoces, ora felizes dos encontros e desencontros no território dos sentimentos.

Com uma carreira de sucesso desde o primeiro disco, o que talvez explique a sua aceitação pelo público é que seus discos não soam produzidos demais. Sem samplers, batidas eletrônicas ou efeitos vocais tão explorados na música pop atual, seus arranjos simples e a voz suave convida o ouvinte a cantarolar. Prova disso são as inúmeras versões de suas canções postadas por seus fãs no YouTube. Ao contrário de muitas cantoras de vozes poderosas que se ocupam mais em segurar uma nota do que cantar realmente, Caillat não intimida quem se dispõe a entoar uma de suas músicas.


Seu segundo CD, "The Breakthrough", foi um dos lançamentos mais festejados de 2010, e acreditem ou não, foi realizado durante um período de bloqueio criativo da cantora. Para dar continuidade ao sucesso de "Coco", título de seu primeiro álbum, que também é seu apelido de infância, Colbie alugou uma casa de praia no Havaí por três semanas e convidou Kara DioGuardi e Jason Reeves para passar este tempo escrevendo com ela. O resultado? Belas canções pop sobre amor, relacionamentos, perdas e recomeços, todas sob a aquarela de cores que só a estação mais iluminada do ano poderia oferecer. O próprio título do disco, que em português significa guinada, ruptura e progresso, é sobre um recomeço de vida após o final de um relacionamento, sendo uma das músicas mais bonitas da safra de Caillat.



A música de maior sucesso de "Breakthrough" é "Fallin for You", que no Brasil figurou na trilha sonora da novela "Viver a Vida" e conquistou assim bastante exposição nos rádios, estabelecendo de vez seu público no Brasil.





A versão brasileira de "Breakthrough" é chamada de "Deluxe Edition" e contém 5 músicas a mais que a versão americana, incluindo o sucesso "Lucky", música que conquistou a audiência das rádios em parceria com o recém apresentado no Brasil, Jason Mraz.

Nos Estados Unidos, esta mesma versão deluxe foi lançada por um curto período como edição especial, atualmente fora de catálogo. E é este disco, na versão deluxe, que vamos presentear para os leitores da Cajumanga.





COMO FAÇO PARA GANHAR O CD?

Você só precisa mandar a sua foto especial de verão, aquela que resume tudo o que você viveu nesta estação do ano. Envie para o e-mail colbiecaillat@cajumanga.com, que vamos selecionar 3 fotos. Estas 3 fotos serão postas a votação pelos leitores. A mais votada ganha o CD! Envie a sua foto até o dia 18 de Março! As fotos serão postas em votação até 25 de Março, com o resultado no dia 28, o vencedor ganha o CD original com 18 músicas da Colbie, para guardar e levar o verão consigo aonde for! Boa sorte aos participantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário