terça-feira, 15 de junho de 2010

TODAS AS INTENÇÕES DE MELANIE C

Melanie Chisholm tem 36 anos, uma filha de um ano e uma carreira de 14 anos com 53 milhões de álbuns vendidos enquanto integrante de uma das mais bem sucedidas bandas pop das últimas décadas, e cerca de 8 milhões em carreira solo. Nascida na Inglaterra e com fãs espalhados por diversos países, ela chegou a um ponto de sua carreira onde decidiu seguir à risca a palavra independência, abrindo a sua própria gravadora e bancando a gravação, prensagem e distribuição de seus próprios discos desde 2005.

Talvez a maneira formal de apresentá-la não deixe clara a sua trajetória pelo mundo da música. Mas ao chamá-la de Melanie C e citar as suas companheiras Spice Girls, fica difícil não se surpreender com o atual espírito empreendedor e a maturidade musical alcançada por alguém que alguns anos atrás estava inserida num pop descompromissado, divertido e descaradamente comercial.


Melanie é de longe, a Spice Girl mais bem sucedida artisticamente. Chegou a lançar dois álbuns solo pela mesma gravadora que a abrigou na época das Spice Girls, mas se mostrou insatisfeita com a roda viva da indústria cultural, que mantém os artistas numa corda bamba entre a pressão pelo retorno financeiro de suas gravadoras e a sua própria realização profissional. Tendo em vista os novos rumos da música, a cantora decidiu levar o termo "solo" às últimas consequências, lançando "Beautiful Intentions" por sua própria gravadora, a Red Girl Records.

Beautiful Intentions foi produzido por Greg Haver, que tem no currículo bandas consagradas como Super Furry Animals e Manic Street Preachers, entre outras. O disco surpreende por apresentar uma ótima seleção de canções pop-rock, onde o rock domina o clima, com ‘riffs’ de guitarra marcantes e uma bateria eficiente. As letras mostram uma Melanie mais madura e atenta à uma realidade que em nada lembra o mundo cor de rosa de sua antiga banda. A sua performance vocal mostra uma cantora muito mais à vontade que impressionará os preconceituosos e mais radicais.

Os destaques são para a faixa-título, “Beautiful Intentions”, letra inteligente e cética acerca dos desencontros emocionais que permeiam a vida de quem decide enxergar os relacionamentos de uma maneira crua e realista. A faixa “Next Best Superstar” é uma grata surpresa por ser uma ode cínica à indústria midiática das celebridades, com Melanie proferindo versos como:

"Jogue o jogo, assuma a culpa
Pelo poder e pela fama
Você está vivendo seu sonho
Venda sua vida, venda sua alma
Dizendo a todo mundo que você conhece
Você está vivendo seu sonho..."

Outras preciosidades são a pesada “Never Say Never” e “Little Piece Of Me”, juntamente com a campeã de audiência nas rádios européias "First Day of My Life", "Last Night on Earth" e a bela e reflexiva "Here and Now", um dos poucos momentos do disco que dá para recuperar o fôlego antes das próximas músicas mais agitadas.

"Beautiful Intentions" foi o CD que deu uma nova guinada à carreira de Melanie C: Seus singles foram bastante tocados em países como Áustria, Alemanha, Bélgica, Espanha, Suécia e Portugal, entre outros, o que rendeu vários contratos com as gravadoras dos respectivos países para o lançamento de seu primeiro disco fora da Virgin Records. Na Alemanha, Mel faz parte do casting da Warner Music, no Canadá pela EMI (irônico, não?) enquanto em Portugal, ela é representada pelo Grupo Farol Música.


No Brasil, não poderia ser diferente. Sabendo da extensa base de fãs das Spice Girls, e em especial de Melanie C, a independente LAB 344, gravadora brasileira cujas ações estão surpreendendo os consumidores de música (Assinaram com artistas do porte de Simply Red, Sonic Youth, Cat Power, A-HA e Belle and Sebastian), lança com exclusividade no Brasil "Beautiful Intentions", numa edição especial que vai agradar aos fãs brasileiros e despertar a atenção dos estrangeiros: O lançamento no Brasil é o único que conta com a presença de 4 faixas extras, a começar pela citada "First Day of My Life", que consta da edição inglesa, passando pelos B-Sides "Everything Must Change", "Warrior" e "Runaway", estas últimas, favoritas de muitos fãs, que só as conheciam pela internet.


Aproveitando o contrato, a gravadora lançou também "This Time", de 2007, e o bem sucedido DVD "Melanie C Live Hits", que conta com um setlist que faz uma síntese de sua carreira englobando do primeiro disco solo até "Beautiful Intentions". O show conta com um set acústico e outro mais elétrico. É interessante notar pequenas sutilezas nas versões diferentes de mesmas canções. Nele você é convidado a mergulhar no clima preparado pela cantora e seus fãs, que dialogam, gritam e reagem a cada acorde inicial, como quem para tudo para ouvir a sua música preferida.

Gravado no The Brigde SE1, em Londres, a platéia do show foi formada por fãs sorteados pelo site da cantora, que vieram de vários países do mundo para ver o espetáculo. Inicialmente lançado na Inglaterra, ele logo foi catapultado aos primeiros lugares de sucesso de vendas pela Europa, principalmente na Suíça e Portugal, Ásia e Rússia. Isto é que é Girl Power!

Beautiful Intentions está programado para ser lançado no Brasil em 25 de Junho, mas a Cajumanga entra na contagem regressiva fazendo um SORTEIO DE 2 KITS MELANIE C!


Cada kit contém:
1 CD "This Time"
1 DVD "Live Hits"

Tudo o que você tem a fazer é nos seguir no Twitter, responder a pergunta: "Quem são os autores da canção "First day of my Life" que está no álbum Beautiful Intentions e dar o RT: " Eu quero ganhar o CD e DVD da #MelanieC q @cajumanga tá sorteando: http://bit.ly/a0kNUi "


Por Juliano Mendes da Hora
.

3 comentários: