segunda-feira, 31 de maio de 2010

PIN-UPS INVADEM O RECIFE!

Os estudantes Allan Lustosa, Beth Almeida e Daniel Araujo encontravam-se na mesma encruzilhada que aflige os jovens universitários prestes a obter o diploma. Prestes a se formar em Publicidade pela Universidade Católica de Pernambuco, eles se perguntavam: Como será a vida pós-acadêmica? Sabendo que esta dúvida não seria solucionada da noite para o dia, eles mesmos resolveram arregaçar as mangas e buscar a resposta numa ação corajosa e criativa que envolveu o seu projeto de conclusão de curso aliado à uma atitude empreendedora: Um projeto relacionado à moda com a prática já aplicada no mercado.


“Nós sabíamos que simplesmente apresentar o projeto para uma banca avaliadora não seria suficiente”, revela Allan Lustosa. A idéia inicial seria realizar todo um aparato relacionado ao lançamento de uma coleção inspirada no visual das Pin Ups, ícones femininos, cujas imagens sensuais provocaram o fascínio entre homens e mulheres na primeira metade do século vinte. Segundo Beth Almeida, a escolha do tema não foi por acaso: “As Pin Ups servem de inspiração até hoje, servindo de referência para uma releitura desta estética por meio do apelo vintage que está mais presente do que nunca, não só no vestuário, como também no design.”



E assim, o projeto foi sendo construído como manda o figurino. Mas os jovens estudantes sabiam que, assim como na moda, o seu projeto de graduação deveria ter um diferencial que os transportasse do cabide para às vitrines. “Foi aí que resolvemos encarar de frente o lado profissional. Nosso orientador nos deu uma injeção de ânimo e coragem ao sugerir que levássemos a coleção Pin Up além dos limites da monografia, atingindo o mundo real”, afirmam os estudantes.

Mas pôr tudo isso em prática não foi fácil, e exigiu da equipe uma boa dose de esforço e dedicação: “Tínhamos que fazer jus ao nosso curso, que prima pela busca da inovação”, conta Beth Almeida. Ao olhar para os últimos meses, Allan conta que .pôde experimentar uma espécie de 'trailer' para o filme que muitos estudantes vão estrelar ao se tornarem profissionais: “Até conseguirmos uma parceria para nossa empreitada, foram vários telefonemas, visitas e apresentações, muita espera, alguns 'nãos', mas acima de tudo, perseverança para atingir nossos objetivos.”

Nossa colunista Jéssica Ferreira entrevista Beth Almeida e Allan Lustosa

A resposta para tamanho comprometimento veio pelas mãos de Elizabeth Teixeira e Lara Vilarim, proprietárias do Camarim Brechó, que acreditaram no potencial dos futuros publicitários. As sócias afirmam que é natural que os jovens empreendedores encontrem alguma resistência ou até mesmo medo por parte das empresas em apostar naqueles que estão começando. Mas o forte esquema de divulgação via internet, com a utilização das redes sociais e até mesmo intervenções como flashmobs em locais estratégicos de Recife, como points da noite e escolas de moda, revelou-se atraente às empresárias.

Os estudantes pensaram em tudo: Ao se tornar parceiro do projeto, o brechó não arca com custos de confecção, ao contrário de uma loja comum, que deveria desenvolver algumas peças inspiradas na estética pin-up, e isso poderia afugentar potenciais colaboradores. “O brechó, pelo seu conceito, abraça todas as estéticas, então não foi difícil elaborar uma proposta que fizesse dele uma fonte para as pessoas que desejam uma moda exclusiva e criativa. Quem quer se vestir diferente e aproveitar o vai-e-vem da moda deve visitar os brechós em vez de esperar por releituras das lojas de departamentos”, afirma Allan Lustosa.

De fato, a moda vestida pelas pin-ups valoriza as curvas femininas, sem predileção por este ou aquele biotipo, e o melhor: esta estética consegue visitar o sensual e passar longe do vulgar. Mas acima de tudo, esta visão peculiar sobre a mulher é extremamente divertida, segundo o maquiador Douglas Guerra, colaborador do projeto. "A quantidade de cores e texturas a serem incorporadas no visual é riquíssima. Na maquiagem e no cabelo, então, nem se fala. É como se o tempo voltasse à infância, com aquelas reuniões na casa das amigas pra brincar de se maquiar e provar vários looks. A moda pin-up tem esse lado glamouroso e lúdico", afirma o profissional.

Douglas Guerra dá as dicas pra quem quiser apostar no look pin-up

Jéssica Ferreira entrevista a equipe dos bastidores da produção


Será que dá para incorporar elementos pin-up no vestuário do dia-a-dia?

Com a parceria firmada, os formandos e o Camarim Brechó puderam se servir de uma divulgação que beneficiou ambos os lados. Para as empresárias, uma alternativa eficiente e criativa que promove a sua marca. Para os estudantes, uma porta de entrada em grande estilo no mercado de trabalho.


Mas para quem pensa que o projeto de conclusão de curso para por aí, os estudantes alçaram vôos mais altos e colocaram a mão na massa para desenvolver um desfile performático, que conta com uma exposição fotográfica da estética pin-up, que será coroada com uma festa vintage, promovendo o encontro do clássico com o moderno. O evento será dia 4 de Junho, no Espaço Muda, novo ponto de encontro das artes, da moda e da música recifense, com as pickups do DJ David Kelner para embalar a noite.

Mas o melhor disso tudo é que A CAJUMANGA TE LEVA PARA A GRANDE NOITE DO CAMARIM UP!

Como? Temos conosco três convites que adorariam ter como seus pares meninas glamourosas e criativas. Portanto, está lançado o desafio: COMPONHA UM LOOK PIN-UP, TIRE UMA FOTO E MANDE PRO NOSSO E-MAIL! O endereço é contato@cajumanga.com e os TRÊS MELHORES LOOKS ganharão um convite (cada) para a festa que rola nesta Sexta, 4 de Junho, às 19h!

Envie sua foto com telefone para contato até o meio-dia da quinta feira, 3 de Junho. O resultado sai na mesma quinta-feira 3 de Junho, à noite. As vencedoras serão contactadas por telefone (portanto, mantenham-nos devidamente carregados e ligados) e serão divulgadas na revista logo em seguida. Siga a gente no Twitter para acompanhar as etapas do concurso. Clique em @cajumanga e fique ligada!

Aproveite para conferir mais fotos e pegar uma inspiração emprestada pro seu visual!











Por
Juliano Mendes da Hora e Jéssica Ferreira

Fotos: Juliano Mendes da Hora

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