sábado, 1 de maio de 2010

O MUNDO GIRA EM MINAS

Sempre fui um louco por Teatro de Bonecos e sempre que podia assistia a um espetáculo. Soube da apresentação deste, pra mim ainda desconhecido, grupo Mineiro, mas a estética exibida no Jornal me atraiu e fui assistir a Cobra Norato no Rio de Janeiro.Não lembro o ano, mas a Paixão pelo grupo estava estabelecida naquele momento.



O Mineiro Giramundo criou 33 peças em 37 anos de existência, um ritmo de quase um por ano criando um acervo de espetáculos, cenários e bonecos muito significativo, marcando o grupo como um dos principais representantes da área no Brasil.

Seus bonecos fazem parte de um Museu quase vivo, que visitei em março passado, um sonho realizado e deleitado ao máximo, embarcando num universo único e mágico dos bonecos deste grupo. Os espetáculos do Giramundo sempre tiveram um pé no tradicional com uma pesquisa pelas formas históricas de confecção e manipulação de bonecos e o outro pé no experimental. Fórmula esta muito interessante que gera uma movimentação na base criativa, mas mantendo a linguagem defendida e eternizada por seu criador Álvaro Apocalipse, característica esta tão forte que conseguimos identificar um boneco ou um espetáculo do grupo em meio a multidão.










O Museu Giramundo

Como disse o Museu Giramundo é um sonho, recheado de personagens muito vivos, quase que assombrados, olhos expressões movimentos, delicadezas... Os pequenos personahens muito bem expostos só precisam do que os bonequeiros chamam de Anima ou Alma que é a função do manipulador.
Desde 2001 este riquíssimo acervo foi aberto a visitação, com vontade e recursos próprios do grupo. Ali está toda a história mágica é gentilmente dividida, democratizada, para aqueles, motivo ao qual os bonecos se movimentam, o Público. O Museu é hoje referencia artística e cultural para escolas e para os apaixonados como eu pela arte secular da manipulação ou de dar alma ou ainda anima a um boneco.




Os Eixos

O grupo mantém neste espaço seus 3 eixos principais:
Grupo, Museu e Escola, eixos que fazem do Giramundo um espaço vivo e produtivo, com memória, compromisso de repassar a arte ás novas gerações, espetáculos educacionais, ambientais nas escolas e nas ruas. Fórmula certeira, dando ao grupo o caráter público, institucional e transformador para uma vida eterna.












Em minha visita fiz umas fotos no Museu dos magníficos bonecos, a vida saltando na foto:
Saiba mais sobre este importante Grupo de Teatro Brasileiro, visite o Museu e assista aos vídeos das peças:

Canal no Youtube onde vc pode assistir a alguns trechos dos espetáculos do grupo:


E se você for à Minas, o endereço é este:
Rua Varginha, 245 Floresta - CEP
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Tel.: 55 31 34460686

Confira mais fotos:











Por Jefferson Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário