terça-feira, 16 de março de 2010

REVOLUÇÃO DIGITAL

Blogueiros se reúnem em seminário inédito no estado de Pernambuco e debatem sobre o uso de novas tecnologias na democratização do acesso à informação


Neste último final de semana, a blogosfera foi palco de mais uma revolução pernambucana. Assim como os ideais iluministas propagados em 1817, o dia 13 de Março de 2010 foi marcado por idéias que estimularam uma produção cada vez mais independente e ativa, antenada com as novas ferramentas que estão transformando a comunicação. 38 produtores de conteúdo para mídias digitais reuniram-se em Muro Alto, no município de Ipojuca, no I Blogger PE, realizado pelo jornalista Ivan Maurício, do portal O Nordeste. A iniciativa tem como objetivo estreitar laços entre os profissionais que utilizam os blogs como ferramentas propagadoras de informação, além de discutir ações que visem a profissionalização desta atividade. A contribuição dos recursos digitais para uma sociedade mais consciente e proativa foi um dos pontos fortes da reunião, que juntou no mesmo lugar profissionais consagrados da comunicação pernambucana, estudantes e cidadãos que enxergaram na internet um grande potencial para informar, fiscalizar, e fazer valer seus direitos.




O evento comprovou o poder da internet, reunindo blogueiros que vieram de 29 cidades qrepresentando a zona da mata, o agreste e o sertão pernambucano. O ponto em comum entre eles era a vontade de fazer uma comunicação local, contando com o potencial global do alcance da informação. O jornalista Pedro Tinoco, do Folha Marim, resolveu utilizar o blog como instrumento de fiscalização da cidade onde mora, Olinda: "Eu já possuía experiência com os jornais de bairro, foi com eles que comecei, no ano de 1993, enquanto estudante de jornalismo, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como morador do bairro de Jardim Brasil, eu sentia a necessidade de manter a comunidade unida por meio da comunicação. E a internet é uma saída para este tipo de veículo, pois os jornais mais tradicionais estão se afastando da periferia. As pessoas precisam se manter integradas e trocar cada vez mais informações."


Pedro Tinoco: exercendo a cidadania em Olinda


Ivan Maurício: dialogando com as novas tecnologias

A estrutura montada no Resort Beach Class, em Muro Alto, contou um suporte à altura dos grandes eventos da área de tecnologia. Mas entre quantidade e qualidade, o idealizador do Blogger PE, Ivan Maurício, preferiu contar com a prudência de quem possui anos de experiência e optou pela qualidade: "Este encontro foi o primeiro passo. Com o tempo e com o conhecimento adquirido, poderemos abrir ao grande público. Neste encontro eu quis estabelecer contato com aqueles que deixam a sua marca na internet e contribuem para a comunicação local e divulgação de sua comunidade", revela o jornalista, com larga atuação na área. Seu currículo é notório e inclui passagens pelo Diário da Noite, O Globo, Surcursal Nordeste, Revista Opinião, Revista Manchete, Movimento, Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco, além de ser o detentor de um Prêmio Esso de Jornalismo - Região Nordeste, em 1978.


Fernando Bezerra Coelho e Ivan Maurício

No encontro, os convidados ainda tiveram a chance de fazer o que mais gostam: questionar e informar. Para tanto, foi convidado o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, que numa entrevista coletiva, foi sabatinado a respeito das obras em Suape e dos benefícios que o porto pode trazer a outros municípios. Durante a coletiva, uma surpresa: O governador Eduardo Campos foi informado a respeito do I Blogger PE e entrou num link ao vivo direto do Rio de Janeiro, conversando com os blogueiros por cerca de 25 minutos, reconhecendo o trabalho realizado na produção de informação. O encontro ainda proporcionou uma visita a Suape e reuniu uma comissão encarregada da elaboração de um projeto que visa a criação de uma entidade que represente os bloggers do estado, para uma integração e troca de experiências e técnicas, além de capacitação e suporte rumo a auto-sustenação da atividade.

O encontro foi um sucesso e promete novidades em breve. E se você acha que parou por aqui, continue visitando a Cajumanga. Ainda temos muito mais fotos e vídeos do BloggerPE para mostrar!


Texto e Fotografia: Juliano Mendes da Hora
Foto Pedro Tinoco: Costa Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário