quarta-feira, 17 de março de 2010

FOME DE COMUNICAÇÃO















O I BloggerPE, promovido pelo portal O Nordeste em parceria com o Polo Provedor de Bens e Serviços para a Indústria de Petróleo, Gás, Offshore e Naval, o Suape Global, mapeou o estado de Pernambuco através de seus convidados. Se a totalidade dos municípios não poderia estar presente no evento, o idealizador do projeto, o jornalista Ivan Maurício, convidou blogs de pontos estratégicos de cada região. Desta forma, a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão foram representados por jornalistas e outros profissionais que irradiam informação pelas cidades vizinhas com os seus blogs.

É o caso de iniciativas como o Blog do Brito, de São Lourenço da Mata, que revela uma história curiosa a respeito da utilização da internet como instrumento do exercício da cidadania: Elton Brito, de 18 anos, cresceu numa família que sempre buscou participar ativamente nas questões da comunidade onde vivem. Seu pai trabalha como cobrador de ônibus e acompanha os principais acontecimentos do município pelo rádio, além de ser bastante conhecido por comparecer constantemente à prefeitura e à câmara de vereadores para fiscalizar e cobrar ações dos representantes do povo. Para manter-se informado e familiarizado com a internet, Brito contou com a ajuda de seu filho Elton, que criou um blog reunindo as mais importantes notícias de São Lourenço e da região, para que pudesse ler ao chegar do trabalho.




A atitude da família Brito contagiou os cidadãos de São Lourenço da Mata e hoje o Blog do Brito é referência para os comunicadores locais, contando com cerca de 6.000 acessos mensais, e 200 acessos por dia. A divulgação do blog nas rádios da região contribuiu para o sucesso da empreitada e hoje o blog conta com mais seis integrantes, que contribuem com colunas na área de política, economia, cultura e educação.



"Apesar de contarmos com os meios tradicionais de comunicação, a internet traz para as pessoas a oportunidade que elas não tinham de emitir informação. Antes, a gente só recebia. Agora, podemos também chamar a atenção para o que está acontecendo ao nosso redor. Podemos ser ouvidos e fazer com que outros também criem esta consciência", diz Elton.

A inclusão digital não pode ser vista apenas do ponto de vista das tecnologias da informação. Ela abrange todos os movimentos que possam se beneficiar da distribuição de conteúdo, fortalecendo a comunicação de diversas parcelas da comunidade. A prova disto é o IncluiPE, um site dedicado à população com necessidades especiais, idealizado e mantido por Iremar Júnior, portador de deficiência física nos membros inferiores, por conta de uma paralisia cerebral sofrida em 2005. Iremar é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRPE) e trabalha como técnico social da Prefeitura do Recife, além de desenvolver trabalhos voluntários em organizações não governamentais, e ministrando palestras em escolas e universidades.




"Eu senti a necessidade de estabelecer uma rede de comunicação que facilitasse a vida de quem possui necessidades especiais e de quem trabalha para diminuir estas barreiras que na maioria das vezes, é imposta pela própria sociedade, que já é limitada pelo desconhecimento e preconceito. Se você prestar atenção, a pessoa deixa de ter deficiência no momento em que a sociedade proporciona condições adequadas a ela. É o que acontece com quem usa cadeiras de rodas para se locomover; muitas vezes, uma simples rampa de acesso a algum ambiente é a ferramenta indispensável para a inclusão dessas pessoas, e assim por diante", afirma Iremar.




O IncluiPE é um ambiente de caráter educativo e além de seu público-alvo, pode ser utilizado por educadores, estudantes e quem buscar informações a respeito deste assunto. No ar desde Setembro de 2009, o site possui cerca de 300 visitas por mês, além de trabalhar em conjunto com o Orkut e o Twitter. "A comunicação prova o contrário do termo que se utilizava a nosso respeito, há pouco tempo atrás: Nós somos EFICIENTES, e estamos dando nossa contribuição para diminuir as limitações dos dois lados: De quem possui necessidades especiais, e de quem possui a necessidade de abrir os olhos e enxergar sem preconceito e falta de informação", conclui Iremar. Decididamente, a palavra "limitação" não consta no dicionário conjunto da internet e da comunicação.

O I BloggerPE ocorreu de 13 a 14 de Março, em Muro Alto, município de Ipojuca, Pernambuco e estabeleceu um vínculo entre internautas produtores de conteúdo para mídias digitais, a fim de fomentar discussões acerca da cultura digital local e mundial.

Acompanhe a Cajumanga no Twitter e fique por dentro das próximas matérias. A cobertura não para por aqui!


Por Juliano Mendes da Hora
Foto Elton Brito: Costa Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário