sábado, 6 de março de 2010

ESCUTANDO CASAS

Casas Populares da BR 232 é um grupo formado por músicos que compartilham da paixão pela música popular de Pernambuco. Por isso que não dá para pôr um rótulo no gênero musical que eles abraçam. É coco? É forró? É xote? É baião? Afoxé? Samba de terreiro? É o quê? É simplesmente Pernambuco.



A banda mantém uma relação íntima com o imaginário popular, e reflete isso no cuidado que tem com o todo de sua obra: desde as letras e arranjos, até a concepção visual de toda a bagagem nordestina que eles absorveram. A imagem e o som se completam. O som pode remeter à determinadas lembranças ou construir universos inteiros dentro de nossa imaginação. Assim como a imagem pode nos trazer um vislumbre de que som ela poderia trazer, que clima ela poderia agregar aos nossos sentidos ao contar uma história.

A história destes artistas talentosos teve início pelos corredores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e lá puseram em prática todo o trabalho de pesquisa que resultou na evolução sonora da banda. Assim como a BR 232 do estado de Pernambuco, que liga o sertão ao litoral, o som da Casas Populares carrega consigo toda a essência de nossa cultura. Neste ensaio para divulgar seus primeiros trabalhos, a banda pôde mostrar a que veio: são artistas lapidados na riqueza da simplicidade, que nos conquista de cara e imprime em nossa mente as mais bonitas imagens do nosso imaginário popular. Longa vida às Casas Populares da BR 232!


A banda possui um CD demo com sete músicas próprias e um clipe, que participou do Festival de Vídeo de Recife 2006 e ganhou o prêmio do Júri Popular na modalidade videoclipe. Casas Populares foi o único grupo de Pernambuco selecionado para a 5ª Bienal da UNE na categoria música e integrou a programação da Feira Música Brasil 2007 e do Domingo no Campus, evento realizado anualmente pela Universidade Federal de Pernambuco.


Assista ao clipe "Pé na Estrada"





Visite o site oficial das Casas Populares para saber mais sobre datas das apresentações, músicas novas e muito mais: www.myspace.com/casaspopulares

Texto e fotos: Juliano Mendes da Hora


Nenhum comentário:

Postar um comentário