segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

E O MUNDO COMPLETOU A PRIMEIRA DEZENA DOS ANOS 2000






A década de 00 foi a década das transformações. Os anos 2000 revolucionaram para sempre a humanidade. Vivemos sem darmos conta, os dez primeiros anos mais revolucionários da história. E são esses dez primeiros anos que vão definir como será todo o século XXI daqui pra frente.

Cada vez cresce mais o número de mulheres eleitas democraticamente como chefes de Estado. A estrutura da família brasileira mudou: aumentou o número de casais que optam por não ter filhos, aumentou também o número de mulheres que assumem a responsabilidade de serem chefes de família e crescem o número de filhos que saem de casa mais cedo e vão morar sozinhos. Passamos a ter mais medo do aquecimento global, do terrorismo, golpes de internet, sequestros relâmpagos. Conhecemos a palavra sustentabilidade e distúrbios mentais como: transtorno bipolar, déficit de atenção, TOC (Transtorno Obsessivo-compulsivo), Síndrome do Pânico e dislexia se popularizaram.

O mundo passou a olhar mais para os países em desenvolvimento. A China, que pode ser a próxima potência econômica e mundial, não para de crescer; a Índia tambem segue no mesmo ritmo. Não esquecendo do Brasil que está tendo destaque internacional pelo crescimento econômico consideravel e pela diplomacia (Ah! E por ser sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016). A riqueza do planeta deixou de figurar apenas nos mapas EUA e Europa, surgindo também em países como a Índia, China, Rússia, Indonésia, Arábia Saudita e Brasil, que apesar da desigualdade de distribuição de renda, atingiu o patamar da 8ª economia mundial.

Mas o que realmente fez a diferença na década de 00 e continua a surpreender nos dias atuais,  é a dutilização da
INTERNET, causando uma verdadeira revolução na música, no cinema, no entretenimento,  no marketing e nas relações humanas, na moda, no marketing e mudanças de comportamento deve-se a simples, que causou todo esse BOOM! A informação chega mais rápido, sem precisar sair de casa e numa fração de milésimos de segundo. Causou a morte da privacidade. Passamos mais tempos conectados, falando com pessoas no MSN, encontrando velhos amigos no ORKUT e Facebook, baixando CD's dos nossos artistas preferidos ou DVD's de filmes, assistindo vídeos no YOUTUBE, e buscando informação ou simplesmente acompanhando a vida dos outros pelos blogs, flogs, twitters e tantos outros recursos que surgem numa velocidade nunca antes vista.

Confira aqui o gráfico do Estado de São Paulo para uma breve linha do tempo do que rolou na primeira década dos anos 2000!


Allysson Borges

P.S.: Nós da Cajumanga queremos saber quais foram os fatos que foram mais marcantes, na sua opinião! Escreva pra gente! O texto escolhido pela turma da redação estará presente aqui, além de ganhar um brinde bem legal pela iniciativa! Serão aceitos textos até o dia 1º de Março, que é quando realmente começa o ano novo no Brasil!

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário